2º ciclo de implementação do Plano de Recursos Hídricos do Paranapanema tem 83 ações previstas
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • 2º ciclo de implementação do Plano de Recursos Hídricos do Paranapanema tem 83 ações previstas

Na tarde da última sexta-feira (02), os membros das Câmaras Técnicas de Integração (CTIPA) e Instrumentos de Gestão (CTIG) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) concluíram o trabalho de revisão das 123 ações que compõem o Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh Paranapanema).

Dessas ações, 24 foram concluídas ou serão encerradas ainda no 1º ciclo, que compreende o período de 2016 a 2021. As outras 99 ações foram analisadas e ajustadas de acordo com a necessidade e novo cenário em que o Comitê do Rio Paranapanema está. Durante a análise, 17 ações foram incorporadas em outras ações ou suprimidas devido à inviabilidade de execução. Houve, ainda, a inclusão de uma nova ação.

O resultado são 83 ações que serão implementadas no 2º ciclo de execução do Pirh Paranapanema, que compreende o período de 2022 a 2027. Dessas ações, 33 foram priorizadas, seguindo as pautas de trabalho do Comitê: Segurança Hídrica, Revitalização de Bacia, Instrumentos de Gestão e ações contínuas. As Câmaras Técnicas voltam a se reunir no dia 16 de julho para fechar o material e dar sequência ao próximo passo da revisão do Plano – as oficinas, em que todos poderão conhecer a metodologia adotada e o resultado do trabalho.

Sobre o Pirh Paranapanema

O Pirh Paranapanema foi construído de forma participativa e contou com o apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); dos órgãos gestores estaduais, Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) e Instituto Água e Terra do Paraná (IAT); e dos seis Comitês de Bacias Hidrográficas Afluentes. O documento traz o diagnóstico do Paranapanema, assim como as ações para melhoria da Bacia Hidrográfica.

Sobre a revisão do Pirh Paranapanema

O Prih Paranapanema prevê, a cada cinco anos, a revisão do Plano. A ideia não é construir um novo documento, e sim fechar o 1º ciclo, fazendo as atualizações necessárias para que o plano se mantenha atualizado, de forma que atenda às novas demandas da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.