Secretarias dos Comitês de Bacias do Paranapanema falam sobre infraestrutura

As secretarias executivas dos Comitês de Bacias Hidrográficas são responsáveis pela condução dos trabalhos dos Comitês. Entre suas atribuições estão Secretariar e assessorar a Diretoria do Comitê; promover a convocação das reuniões e mobilização para os eventos; prestar apoio logístico às reuniões e aos eventos; dar forma a toda documentação anterior e posterior às reuniões; encaminhar assuntos pertinentes para análise da Diretoria; realizar as atividades relacionadas à documentação, protocolo e arquivo; criar rotina de fluxo de documentos e organizar a tramitação de documentos expedidos e recebidos; providenciar as medidas necessárias ao funcionamento do Comitê e dar encaminhamento as suas deliberações.

Neste sentido, periodicamente o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), Comitê Interestadual e de Integração, promove uma oficina com todas as secretarias dos Comitês que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (em São Paulo: CBHs Alto Paranapanema, Médio Paranapanema e Pontal do Paranapanema; e no Paraná: CBHs Tibagi, Piraponema e Norte Pioneiro). O objetivo é fortalecer a gestão da Bacia e, ainda, padronizar procedimentos, apoiar a comunicação, integrar ações, entre outros.

Neste ano, realizada dentro do 4º Encontro Integrado do Paranapanema, a Oficina das Secretarias Executivas do Paranapanema foi realizada virtualmente no dia 29 de setembro. O tema escolhido pelos participantes foi infraestrutura. Com a pandemia provocada pela Covid-19, foi estabelecido um novo normal, que gerou novas demandas às secretarias, muito devido à realização das reuniões por videoconferência.

Na ocasião, os membros das sete secretarias puderam apontar os desafios estruturais que enfrentam e trocar experiências e apoios para essas demandas. Como resultado, ainda neste ano, haverá uma capacitação sobre alimentação das redes sociais (conteúdo e artes) e sistema para cadastro dos Comitês.