Agência Nacional de Águas destaca protagonismo do Comitê do Rio Paranapanema
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Agência Nacional de Águas destaca protagonismo do Comitê do Rio Paranapanema

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) esteve reunido, em Marília – SP, município sede da secretaria do Comitê, para, entre outros temas, explanar sobre o andamento da execução do Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH) e apresentar o Escritório de Apoio, que passará a dar suporte às ações do Comitê.

Na ocasião, o superintendente de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SAS) da Agência Nacional de Águas (ANA), Humberto Gonçalves, ressaltou a seriedade do trabalho feito pelos membros do CBH Paranapanema.

Membros e diretoria do CBH Paranapanema durante plenária realizada em Marília (SP)

“Uma reunião como esta renova a minha determinação em estar à frente do processo (Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos – SNGRH). Saio daqui hoje completamente revigorado. Pudemos ver o engajamento do Poder Público Municipal, com a presença dos prefeitos, dos Comitês Estaduais (afluentes), que estão trabalhando… vejo aqui o Sistema funcionando, apesar das dificuldades, vejo o papel do Comitê sendo exercido, o compromisso e a responsabilidade (dos atores envolvidos). Muito obrigado pela oportunidade de ver que o Sistema está de pé, fortalecido e em plena implementação”, destacou o superintendente.

A 2ª Reunião Conjunta de Câmara Técnica e Grupos de Trabalho, a inauguração do Escritório de Apoio e a 10ª Reunião Ordinária do CBH Paranapanema aconteceram nos dias 16 e 17 e reuniram, além dos membros, representantes dos Comitês Afluentes e prefeitos municipais.

Entre eles, o prefeito de Mandaguaçu (PR) e presidente do CBH Piraponema, Maurício Aparecido da Silva, o prefeito de Tarumã (SP) e presidente do CBH Médio Paranapanema, Oscar Gozzi, a prefeita de Itapetininga (SP) e presidente do CBH Alto Paranapanema, Simone Maquetto, e, representando a cidade sede do Comitê Interestadual do Rio Paranapanema, o prefeito de Marília (SP), que também atua como presidente do CBH Aguapeí e Peixe, Daniel Alonso.

Para finalizar o encontro, o presidente do CBH Paranapanema, Everton de Souza, avaliou positivamente as atividades desenvolvidas durante os dois dias de reunião.

“Parabenizo a todos do CBH Paranapanema por terem a responsabilidade de exercerem o papel de representação e representatividade, no âmbito do Parlamento das Águas, que é o Comitê. O Comitê, entre outras coisas, tem a responsabilidade de implementar as ações previstas no Plano e tem executado o que está previsto”, finalizou.

Para saber mais sobre as reuniões, acesse o canal youtube.com/cbhparanapanema