Avanço nas Ações do PIRH Paranapanema são apresentadas para a CTIG

Projeto das Indústrias é uma das prioridades da CTIG

A Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTIG) voltou a se reunir, por videoconferência, na manhã do dia 24 de junho. Na ocasião, os membros presentes fizeram uma retrospectiva dos trabalhos realizados até então pela instância. A principal atribuição da Câmara é o acompanhamento da implementação do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema (PIRH Paranapanema)

Neste sentido, as 45 ações previstas e priorizadas no PIRH foram apresentadas divididas em quatro grupos: projetos em andamento, atividades em dia, ações concluídas e pontos que precisam de ajustes para a sua execução. Retomando o andamento de cada ação, foi possível desenvolver uma agenda de atividades para o segundo semestre de 2020, em que a Câmara irá focar seus trabalhos.

A prioridade da CTIG em julho é a mobilização para os Seminários Virtuais que acontecerão como parte do Projeto Caracterização das Indústrias presentes na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. A Agência Nacional de Águas (ANA) contratou o estudo para identificar o perfil de uso da água e estimar a carga efluente potencialmente poluidora da indústria, considerando as reduções geradas pelas ações sustentáveis de racionalização do uso da água e tratamento ou reuso de efluentes, bem como identificar boas práticas em desenvolvimento.

O estudo já realizou questionários e visitas junto à indústria e os Seminários complementarão o levantamento dos dados obtidos. Na ocasião, também serão apresentadas as informações compiladas, para que haja a consolidação do Relatório Final do projeto. A Câmara participará dos quatro seminários previstos, com o objetivo de avaliar os resultados obtidos e a efetividade dos Seminários, de forma a contribuir com os resultados do estudo, que será incorporado aos trabalhos desenvolvidos pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.