Boas práticas da indústria serão mapeadas na Bacia do Paranapanema

O projeto é desenvolvido pela Agência Nacional de Águas em atendimento ao Plano Integrado

A Agência Nacional de Águas (ANA) contratou um estudo que irá identificar as boas práticas desenvolvidas pelas indústrias localizadas na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. O objetivo é caracterizar o perfil de uso da água e estimar a carga efluente potencialmente poluidora da indústria, considerando as reduções geradas pelas ações sustentáveis de racionalização do uso da água e tratamento ou reuso de efluentes.

Este levantamento visa constituir um arcabouço consistente de informações a respeito das demandas e cargas potencialmente poluidoras lançadas nos corpos d’água, contribuindo para o aperfeiçoamento dos sistemas de gestão de recursos hídricos.  sobre a carga poluidora da Indústria na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, em atendimento à solicitação do.  A lacuna de conhecimento foi identificada no Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema (PIRH Paranapanema) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) solicitou a realização do estudo à ANA.

No dia 19 de agosto, por videoconferência, o Comitê, por meio de sua diretoria, participou da primeira reunião de alinhamento com a empresa que desenvolverá o estudo e a ANA. Inicialmente, será desenvolvido e aprovado o plano de trabalho para a execução do estudo. O CBH Paranapanema atuará na mobilização dos atores que necessitam ser envolvidos para coleta de dados e informações.