Região do Rio Paranapanema entra no período de seca e gera alerta para reservatórios da Bacia
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Região do Rio Paranapanema entra no período de seca e gera alerta para reservatórios da Bacia

Abril deverá apresentar pluviosidade abaixo da média esperada

A Sala de Situação do Paranapanema, realizada quinzenalmente por videoconferência, iniciou sua reunião hoje (17) com a apresentação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).  De acordo com o órgão, o mês de abril não deve atingir a média histórica de chuvas, já que não há previsão de chuva para as próximas semanas. Em um ano, apenas dois meses atingiram ou superaram as médias de pluviosidade.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os reservatórios da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema apresentam os seguintes percentuais referentes ao volume de água: Jurumirim 48%; Chavantes 28%; Capivara 33% e Mauá 1% . A Bacia apresenta o armazenamento total dos reservatórios em 34% de sua capacidade. As diretrizes de operação dos reservatórios para o mês são:

  • UHE Jurumirim: Defluências nos cenários pessimista e médio 100 m³/s, e no otimista 150m³/s.
  • UHE Chavantes: Defluência de 105 m³/s em todos os cenários.
  • UHE Capivara: Defluências de 497 m³/s em todos os cenários.

*Sujeita a alterações de acordo com o Sistema Interligado Nacional

O superintendente da Agência Nacional de Águas (ANA), Joaquim Gondim, comentou que um dos acordos feitos, foi encher os reservatórios de Jurumirim e Chavantes de forma que entrassem em equilíbrio, com a mesma acumulação em seu volume percentual. O representante do Instituto Água e Terra do Paraná, José Luiz Scroccaro, destacou que o estado, na semana que vem, institui a Sala de Crise do estado do Paraná, devido à seca que o estado enfrenta, comprometendo, inclusive, o abastecimento urbano.

O CBH Paranapanema destacou, durante a reunião, o descuido com o reservatório de Mauá, que chegou há 1% do volume útil. E reforçou que o período agora é sem chuvas na região, por isso é importante defluir o menos possível nos reservatórios.

A próxima reunião da Sala de Situação será no dia 30 de abril, às 15h, por videoconferência.

Sala de Situação

Para compartilhar informações e tomadas de decisões, a Agência Nacional de Águas instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), CTG Brasil, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Votorantim Energia, Departamento de Água e Energia Elétrica pelo Estado de São Paulo, Instituto Água e Terra, pelo Estado do Paraná, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná.