Câmara Técnica de Educação Ambiental e Capacitação do Paranapanema é instituída
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Câmara Técnica de Educação Ambiental e Capacitação do Paranapanema é instituída

Coordenador e Relator da Câmara foram eleitos

Na manhã de ontem (12), o Escritório de Apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), em Marília/SP, recebeu a 1ª Reunião  da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Capacitação (CTEA).

Na ocasião, além da apresentação formal dos membros que compõem a nova Câmara, foram definidos o coordenador e relator, que conduzirão os trabalhos da instância. A atual vice-presidente do CBH Médio Paranapanema, Patrícia Fazano Duarte, e o representante dos usuários de recursos hídricos do CBH Tibagi, Miguel Gardini, foram eleitos coordenador e relator, respectivamente.

A CTEA foi instituída na última reunião plenária de 2019, e tem como atribuições principais desenvolver, implementar, divulgar, avaliar e revisar o Programa de Capacitação e o Plano de Educação Ambiental do CBH Paranapanema, bem como assessorar com pareceres ou relatórios as tomadas de decisões do Comitê acerca dos processos de formação, mobilização e comunicação.

Durante a reunião, os membros, baseado em suas competências e nas expectativas de ações, desenvolveram e aprovaram o Plano de Trabalho e a Agenda de 2020. A Câmara finalizou também a minuta do Programa de Capacitação. O objetivo do Programa é identificar as demandas de conhecimento dos membros que integram o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os Comitês Afluentes e, dessa forma, propor ferramentas para mantê-los, de forma continuada, capacitados e promover o seu aperfeiçoamento em relação aos recursos hídricos, para que exerçam o seu papel nas discussões dentro do Comitê, consequentemente, fortalecendo a gestão.

As pautas propostas pelo Programa são: Projetos em gestão de recursos hídricos, Plano de Recursos Hídricos, Cobrança, Enquadramento, Cadastro de Usuários e Estrutura do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, sendo definidas por meio de pesquisa quantitativa realizada junto aos membros dos sete Comitês que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. A proposta será apresentada ao plenário.