Chuvas abaixo da média na Bacia do Paranapanema preocupam

Níveis dos reservatórios sofreram queda nos últimos dias

Segundo os dados apresentados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), na reunião da Sala de Situação, realizada na última sexta-feira (23), por videoconferência, o acumulado de chuvas na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema nos últimos 10 dias foi abaixo da média prevista para o período. Para os próximos 15 dias também não há previsão de chuvas significativas. Os baixos índices de chuva causam grande preocupação em relação aos reservatórios da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.

Os índices percentuais dos reservatórios localizados na referentes ao volume de água foram apresentados na reunião pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), sendo eles individualmente: Jurumirim 29%; Chavantes 42%; Capivara 30% e Mauá 24%, o que representa um total de armazenamento dos reservatórios em 33% de sua capacidade.

Apresentadas as simulações, iniciando na data da reunião (25), até o fim de novembro de 2020, considerando as restrições operativas hidráulicas das usinas, a proposta do ONS é adotar as seguintes diretrizes de defluência:

  • UHE Jurumirim: defluências de 150 m³/s, em todos os cenários até o dia 30 de novembro;
  • UHE Chavantes: Até 31/10: 350m³/s e a partir de 01/11: 300m³/s (todos os cenários);
  • UHE Capivara: Até 31/10: 1.200m³/s (seg. a sáb.) e 650m³/s (dom. e feriados) em todos os cenários. A partir de 01/11: 650m³/s (todos os dias), no cenário pessimista em todos os cenários.
  • UHE Mauá: Em todos os cenários deve atender aos 79m³/s (defluência mínima).

A previsão para os três cenários, otimista, médio e pessimista, respectivamente, é atingir os seguintes resultados em relação ao nível dos reservatórios ao fim de novembro deste ano: Jurumirim: 31%, 24% e 20%; Chavantes: 36%, 31% e 30%; e Capivara: 57%, 22% e 19%. A próxima reunião da Sala de Situação está agendada para o dia 13 de novembro, às 15h, por videoconferência.

Sala de Situação

Para compartilhar informações e tomadas de decisões, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), CTG Brasil, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Votorantim Energia, Departamento de Água e Energia Elétrica pelo Estado de São Paulo, Instituto Água e Terra, pelo Estado do Paraná, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná.

Também é possível acompanhar por meio do CBH Paranapanema:

  • org
  • com/cbhparanapanema
  • com/cbhparanapanema
  • com/cbhparanapanema
  • com/cbhparananemacomunicacao