Chuvas devem aumentar na Bacia do Paranapanema

O cenário hidrológico para o fim de maio e início de junho é otimista

Durante a última semana, a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema apresentou chuvas abaixo da média para o este período, porém durante a reunião de Sala de Situação realizada hoje (22) por vídeoconferência. Contudo, nos próximos dias e início de junho deverá haver precipitações na região do Paranapanema, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Já o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou os indíces percentuais dos reservatórios da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema referentes ao volume de água: Jurumirim 42,92%; Chavantes 29,41%; Capivara 25,76% e Mauá 3%, o que representa um total de armazenamento dos reservatórios em 30% de sua capacidade.

As diretrizes de operação dos reservatórios ficam da seguinte forma:

  • UHE Jurumirim – Maio: Defluências de 100 m3/s em todos os cenários; Junho: Defluências de 120 m3/s em todos os cenários.
  • UHE Chavantes – Maio: Defluências em todos os cenários de 105 m3/s; Junho: Defluências nos cenários pessimista e médio de 155 m3/s e no otimista de 125 m3/s.
  • UHE Capivara – Defluências de 350 m3/s em todos os meses e cenários.*

*Sujeita a alterações de acordo com o Sistema Interligado Nacional

A previsão para os três cenários, otimista, médio e pessimista, respectivamente é atingir os seguintes resultados em relação ao nível dos reservatórios ao fim de julho deste ano: Jurumirim: 50%, 34% e 22%; Chavantes: 50%, 35% e 22%; e Capivara: 41%, 31% e 20%.

A próxima reunião da Sala de Situação está agendada para o dia 5 de junho, às 15h, por videoconferência.

Sala de Situação

Para compartilhar informações e tomadas de decisões, a Agência Nacional de Águas instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), CTG Brasil, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Votorantim Energia, Departamento de Água e Energia Elétrica pelo Estado de São Paulo, Instituto Água e Terra, pelo Estado do Paraná, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná.

Também é possível acompanhar por meio do CBH Paranapanema:

  • org
  • com/cbhparanapanema
  • com/cbhparanapanema
  • com/cbhparanapanema
  • com/cbhparananemacomunicacao