Chuvas em abril ficam muito abaixo da média no Paranapanema

A 5ª Sala de Crise do Paranapanema, realizada na tarde de hoje (07), aumentou a preocupação em relação aos níveis dos reservatórios. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), na região da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, o mês de abril apresentou chuvas muito abaixa da média prevista para o período.

Com a chegada do período seco na Bacia Hidrográfica, as previsões para maio também não são otimistas. Não há previsão de chuvas significativas, na região da Bacia, para os próximos dias.

O representante do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Guilhon, apresentou os números referentes ao nível de água nos reservatórios localizados no Paranapanema, voltados para a geração de energia elétrica: Jurumirim permaneceu com o índice de 34%; Chavantes de 20% foi para 19%; Capivara de 66% para 64%; e Mauá de 60% para 57%. O volume útil dos reservatórios está, no total, com 45% do nível dos reservatórios.

A próxima reunião da Sala de Crise está agendada para o dia 25 de junho, às 15h, por videoconferência.

Sala de Crise

Para compartilhar informações e tomadas de decisões, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, posteriormente intitulada Sala de Crise, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), CTG Brasil, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Votorantim Energia, Departamento de Água e Energia Elétrica e a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente SIMA, pelo Estado de São Paulo, Instituto Água e Terra, pelo Estado do Paraná, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná.

Também é possível acompanhar a situação dos reservatórios na Bacia Hidrográfica, por meio do CBH Paranapanema:

paranapanema.org

facebook.com/cbhparanapanema

instagran.com/cbhparanapanema

yuotube.com/cbhparanapanema

issuu.com/cbhparananemacomunicacao