Chuvas voltam a ficar abaixo da média na região do Paranapanema

Após fechar o mês de outubro com a pluviosidade 70% acima da média para o mês, novembro volta a apresentar chuvas abaixo da média histórica no Paranapanema. Segundo o coordenador substituto do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Giovanni Dolif, esse índice deve se manter no mês de dezembro, já que a região da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema está sob influência do Fenômeno La Niña.

Apesar da falta de chuvas, o engenheiro do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Paulo Diniz, acredita que os reservatórios localizados no Paranapanema devem se manter estáveis, já que há aumento de chuvas na região nordeste e em outras Bacias Hidrográficas. Os números referentes ao nível de água nos reservatórios localizados no Paranapanema, voltados para a geração de energia elétrica, são: Jurumirim se manteve em 23%, Chavantes foi de 35% para 37%, Capivara de 48% foi para 47% e Mauá de 72% foi para 54%. O volume útil dos reservatórios está, no total, com 36% do nível dos reservatórios.

Seguindo as premissas das simulações feitas, utilizando as diretrizes de vazões de defluências propostas pelo ONS, até 14 de novembro, os reservatórios deverão apresentar os seguintes níveis: Jurumirim em 29%; Chavantes em 40%; Capivara em 55%; e Mauá em 71%.

As informações foram repassadas durante a 11ª Sala de Crise do Paranapanema, realizada hoje (26). A Sala se encontra novamente no dia 16 de dezembro, às 15h.

Sala de Crise
Para compartilhar informações e tomadas de decisões, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, posteriormente intitulada Sala de Crise, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), CTG Brasil, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Departamento de Água e Energia Elétrica e a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente SIMA, pelo Estado de São Paulo, Instituto Água e Terra, pelo Estado do Paraná, operadoras e geradoras de energia elétrica, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná.

Também é possível acompanhar a situação dos reservatórios na Bacia Hidrográfica, por meio do CBH Paranapanema:
paranapanema.org
facebook.com/cbhparanapanema
instagram.com/cbhparanapanema
youtube.com/cbhparanapanema
issuu.com/cbhparananemacomunicacao