Comitê do Rio Paranapanema terá um Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão

O Centro será a base de apoio para a Rede UniParanapanema

Na última quarta-feira (25), em Ourinhos/SP, o Grupo de Trabalho das Instituições de Ensino Superior (GTIES) se reuniu onde será o Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema). O encontro foi o primeiro realizado no prédio, localizado na Universidade Estadual Paulista (Unesp), denominado Turvo e inaugurado em 2017. A estrutura do local foi construída por meio de recursos da Unesp e do Comitê de Bacia do Médio Paranapanema, que liberou recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

A criação deste Centro será fundamental para promover a articulação das Universidades e dos Institutos de Ensino Superior, que atuam na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, visando o desenvolvimento de estudos e pesquisas que possam apoiar a implementação dos instrumentos de gestão, tais como o plano de recursos hídricos, enquadramento de corpos hídricos, sistemas de informação, cobrança e outorga, dentre outras ações. Ele também proporcionará a produção e divulgação de conhecimentos desta unidade hidrográfica e capacitação de gestores, técnicos, professores, alunos e comunidade regional.

O Centro também será fundamental para a organização da Rede UniParanapanema, que está em processo de articulação pelo GTIES, visando aglutinar instituições e pesquisadores que atuam na Unidade de Gestão de Recursos Hídricos Paranapanema para a produção e divulgação de conhecimentos sobre esta Unidade, contribuindo para sua gestão e sustentabilidade hídrica.

Os membros do GTIES, na ocasião, iniciaram a organização do 4° Seminário das Instituições de Ensino Superior. O seminário será em dois dias e terá na programação palestras, rodas de diálogo, apresentação de trabalhos e minicursos. O público-alvo do evento será estudantes e pesquisadores. O Grupo voltará a se reunir em agosto.