Chuvas abaixo da média permanecem

Apesar da frente fria que provocou chuvas na região da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, o mês de julho teve apenas 41% da pluviosidade média para o período. O tempo seco deve se manter nos próximos 15 dias. Essas informações foram repassadas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), na tarde de hoje (30), na 7ª Sala de Crise.

A engenheira do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Camila Azevedo de Souza, apresentou os números referentes ao nível de água nos reservatórios localizados no Paranapanema, voltados para a geração de energia elétrica: Jurumirim passou de 31% para 28%, Chavantes passou de 23% para 27%, Capivara passou de 64% para 61% e Mauá passou de 58% para 42%. O volume útil dos reservatórios está, no total, com 38% do nível dos reservatórios, 2% a menos que em maio.

Seguindo as premissas das simulações feitas, utilizando as diretrizes de vazões de defluências propostas pelo ONS, no fim de agosto, os reservatórios deverão apresentar os seguintes níveis: Jurumirim em 30%; Chavantes em 30%; Capivara em 59%; e Mauá em 33%.

A próxima reunião da Sala de Crise está agendada para o dia 27 de agosto, às 15h, por videoconferência.

Sala de Crise

Para compartilhar informações e tomadas de decisões, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, posteriormente intitulada Sala de Crise, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), CTG Brasil, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Departamento de Água e Energia Elétrica e a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente SIMA, pelo Estado de São Paulo, Instituto Água e Terra, pelo Estado do Paraná, operadoras e geradoras de energia elétrica, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná.

Também é possível acompanhar a situação dos reservatórios na Bacia Hidrográfica, por meio do CBH Paranapanema:

paranapanema.org

facebook.com/cbhparanapanema

instagran.com/cbhparanapanema

yuotube.com/cbhparanapanema

issuu.com/cbhparananemacomunicacao