GT Paranapanema finaliza suas atividades

O Grupo de Trabalho do Paranapanema (GT Paranapanema), instituído pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), realizou na tarde de hoje (19) sua última reunião. Durante 2021, foram oito encontros virtuais com a finalidade de desenvolver a minuta de resolução que estabelecerá as condições operativas dos reservatórios de Jurumirim, Chavantes e Capivara, localizados na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, com a finalidade de geração de energia elétrica.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) participou do Grupo como convidado, assim como os órgãos gestores estaduais (Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo e Instituto Água e Terra do Paraná). Visando o equilíbrio do volume entre os reservatórios e a manutenção de, no mínimo, 20% do nível, de forma que os impactos aos demais usos dos reservatórios (psicultura, turismo, abastecimento, entre outros) sejam mitigados e os setores possam se planejar.

Levando em consideração as propostas do Comitê e dos Órgãos Gestores e as pontuações técnicas feitas pelos profissionais da ANA, o GT encaminhará à Diretoria da ANA uma minuta que contempla quatro faixas de operação.

Jurumirim:

Normal – volume útil igual ou maior que 40%; Atenção – volume útil menor que 40%; Alerta – volume útil menor que 30%; e Restrição – volume útil menor que 25%.

Chavantes:

Normal – volume útil igual ou maior que 40%; Atenção – volume útil menor que 40%; Alerta – volume útil menor que 30%; e Restrição – volume útil menor que 20%.

Capivara:

Normal – volume útil igual ou maior que 40%; Atenção – volume útil menor que 40%; Alerta – volume útil menor que 20%; e Restrição – volume útil menor que 15%.

Após a análise, contribuições e aprovação da Diretoria da ANA, o documento é encaminhado para consulta pública.