Indústrias do Setor de papel e celulose tem maior volume de água outorgado na Bacia
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Indústrias do Setor de papel e celulose tem maior volume de água outorgado na Bacia

Os indicadores de uso da água foram apresentados durante o Seminário

O 2º Seminário Virtual das Indústrias do Paranapanema reuniu o setor de papel e celulose, e teve como objetivo apresentar um diagnóstico mais preciso dos indicadores de uso da água deste setor das indústrias, e das ações que podem promover a melhoria desse uso, subsidiando tomadas de decisão dos atores da bacia. O seminário foi realizado por videoconferência, na tarde de ontem (14) e contou a participação de cerca de 50 pessoas, incluindo representantes de Indústrias da Bacia, órgãos do poder público, representantes de entidades civis.

Dentro da Bacia Hidrográfica do Paranapanema, as indústrias voltadas para a fabricação de papel e celulose estão, principalmente, concentradas nas vertentes paranaense da Bacia -Norte Pioneiro e Tibagi.Foram colhidos dados de 78% das indústrias do setor dentro da Bacia, seja de forma direta, por meio de questionários, ou indireta, repassadas pelos órgãos gestores.

O estudo apontou que o setor utiliza cerca de 27,8 m3 de água (captada) para a fabricação de cada tonelada de celulose produzida (m³/tsa); entre 13,5 e 67,8 m³/ton papel para a fabricação de celulose e papel; e entre 33,0 e 38,4 m³/ton papel para a fabricação de papel.Os dados ainda mostraram que a perda por evaporação é entre 0,9 e 1,0 m³/ton papel.

Foram apresentadas boas práticas do setor, também levantadas durante o estudo, como alternativas de reuso e mecanismos que geram a redução de utilização da água.

O estímulo às boas práticas, que aproximem as indústrias das metas de captação e lançamento, tem o potencial de reduzir a retirada da água em mais de 43 bilhões de litros ao ano, reduzir o lançamento em mais de 41 bilhões de litros ao ano e com isso reduzir a carga de DBO (demanda bioquímica de oxigênio) em 720 toneladas.

Mais dois Seminários Virtuais serão realizados ainda neste mês, a inscrição é gratuita. Confira a programação:

  • Dia 21/7 – às 14 horas – Setor bebidas alcoólicas
  • Dia 28/7 – às 14 horas – Setor abate e frigorífico

O Estudo junto às indústrias é uma demanda do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), conforme indicado no Plano de Recursos Hídricos (PIRH Paranapanema).

 

Para as inscrições, acesse: http://bit.ly/seminariosindustria.

Para acessar e responder ao questionário de levantamento de informações, acesse: http://bit.ly/industriaparanapanema.

Para eventuais esclarecimentos: (14) 98188-2607 e e-maill secretaria@paranapanema.org