Nível dos reservatórios aumenta

Vazões de defluência permanecerão menores na próxima semana, visando aumentar a acumulação de água

Semanalmente, os agentes envolvidos na gestão dos reservatórios da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema se reúnem para analisar os dados obtidos e definir estratégias de operação. Na tarde do dia 14 de novembro (quinta-feira), durante a Sala de Situação, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostrou que a medida adotada desde a última reunião, realizada em 8 de novembro, começou a apresentar respostas nos reservatórios.

As vazões de defluência (índice de água liberada do reservatório) foram diminuídas, visando melhorar os níveis apresentados. Em seis dias, os reservatórios apresentam as seguintes mudanças nos níveis de água: Jurumirim se manteve em 16%; Chavantes passou de 19% para 21%; Capivara se manteve em 18%; e Mauá que estava em 14% atingiu 19%. O volume total de armazenamento dos reservatórios de 17% foi para 18%.

Dessa maneira, as vazões de defluência permanecerão reduzidas, operando da seguinte forma: UHE Jurumirim: defluências de 60 m3/s;  UHE Chavantes: defluências de 95 m3/s (2 unidades geradoras); UHE Mauá: defluências de 79 m3/s; UHE Capivara: defluências de 450 m3/s em dias úteis e 340 m3/s nos fins de semana.

A próxima reunião da Sala de Situação acontecerá no dia 22 de novembro, às 10h.

Sala de Situação

Para compartilhar informações e tomadas de decisões, a Agência Nacional de Águas instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), CTG Brasil, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Votorantim Energia, Departamento de Água e Energia Elétrica pelo Estado de São Paulo, Instituto Aguasparaná, pelo Estado do Paraná, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná.

Também é possível acompanhar por meio do CBH Paranapanema:

  • paranapanema.org
  • facebook.com/cbhparanapanema
  • instagran.com/cbhparanapanema
  • yuotube.com/cbhparanapanema
  • issuu.com/cbhparananemacomunicacao