Volume de água dos reservatórios no Paranapanema caiu na última semana

Apesar da previsão de chuvas para os próximos dias, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a situação da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema permanece crítica. O acumulado de chuvas na Bacia se mantém abaixo da média, alcançando os piores índices já registrados.

O fato se reflete no nível dos reservatórios presentes no Paranapanema. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o volume de água de cada um deles são: Jurumirim 15,1%, Chavantes 29,9%, Capivara 3,7% e Mauá 15%. As informações foram repassadas durante a 23ª Sala de Crise do Paranapanema, realizada no dia 4 de dezembro, por videoconferência.

Na ocasião, os mais diversos usuários de água (piscicultores, empresários do setor de turismo, irrigantes, companhias de saneamento) puderam se posicionar e apresentar os prejuízos que os baixos níveis representam para a economia local. Prefeitos municiais também se manifestaram acerca das reivindicações locais.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) tem mobilizado os atores da Bacia para que conheçam e participam da Sala de Crise, onde as tomadas de decisão são partilhadas e definidas.

A próxima reunião da Sala de Situação está agendada para o dia 10 de dezembro, às 16h, por videoconferência, pelo link: https://bit.ly/24_Saladecrise_Paranapanema

Sala de Crise

Para compartilhar informações e tomadas de decisões, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, posteriormente intitulada Sala de Crise, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), CTG Brasil, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Votorantim Energia, Departamento de Água e Energia Elétrica e a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente SIMA, pelo Estado de São Paulo, Instituto Água e Terra, pelo Estado do Paraná, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná.

Também é possível acompanhar a situação dos reservatórios na Bacia Hidrográfica, por meio do CBH Paranapanema:

paranapanema.org

facebook.com/cbhparanapanema

instagran.com/cbhparanapanema

yuotube.com/cbhparanapanema

issuu.com/cbhparananemacomunicacao

 

 

Fechar Menu