Informações-sobre-a-Bacia
O PIRH Paranapanema segue com a sua implementação

O Plano Integrado de Recursos Hídricos do Rio Paranapanema (PIRH Paranapanema) segue com o seu andamento a todo o vapor. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) trabalha e apoia para que as ações sejam executadas. Em um total de 45 ações priorizadas, 11 foram concluídas, sendo que 4 das ações precisam de desdobramentos para apropriação dos resultados na Bacia.

A Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTIG) é a instância, dentro do CBH Paranapanema, responsável por realizar o acompanhamento do PIRH Paranapanema. A instância é responsável por dar sequência às atividades do Grupo de Trabalho de Acompanhamento do PIRH Paranapanema (GT Acompanhamento), que desenvolveu junto a Agência Nacional de Águas (ANA), a metodologia de implementação do Plano.

O Escritório de Apoio do Paranapanema, junto à Agência Nacional de Águas (ANA), é responsável por fazer o acompanhamento das atividades nas instâncias ou órgãos responsáveis pelo seu cumprimento. Para isso, três articuladores do Poder Público, Agência Nacional de Águas, Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo e Instituto das Águas do Paraná, apoiam às ações e auxiliam na busca de informações.

Sobre o PIRH Paranapanema

O PIRH Paranapanema foi aprovado em dezembro de 2016 e contém 12 programas, que estão estruturados em 37 subprogramas e 123 ações. Assim como na construção do Plano, o CBH Paranapanema propôs sua execução de forma participativa, envolvendo as Câmaras Técnicas e os Grupos de Trabalho atuantes no Comitê. Dentre as diversas ações sinalizadas para execução em curto prazo no PIRH, 24 relacionadas ao Componente Gestão dos Recursos Hídricos (GRH) e 21 do Componente de Integração e Articulação com o planejamento setorial (STR) foram priorizadas e minuciosamente detalhadas para a execução ou fomento a curto prazo.

O relatório de acompanhamento do PIRH detalhado com as atividades desenvolvidas no 1º semestre de 2020, você confere clicando aqui!