Paranapanema propõe execução participativa do Plano Integrado de Recursos Hídricos
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Paranapanema propõe execução participativa do Plano Integrado de Recursos Hídricos

O Grupo de Trabalho de Acompanhamento do Plano Integrado de Recursos Hídricos (GT Acompanhamento do PIRH) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) realizou hoje (19), em Marília, uma reunião de alinhamento para definição de metodologia que será utilizada para desenvolver as ações elencadas no PIRH.

O GT propôs que, assim como foi feito na construção do Plano, a sua execução também seja feita de forma participativa, envolvendo as Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho do Comitê.

Para o coordenador do Grupo, professor Antônio Cesar Leal, representante da Universidade Estadual Paulista (UNESP), esse é um modelo novo. “Todos que compõe o GT Acompanhamento possuem um envolvimento muito grande e um compromisso forte com a gestão dos recursos hídricos nesta bacia e o desejo de permanecerem atuando efetivamente. Este é um aspecto importante e que garante o envolvimento de vários setores que compõem o Comitê. As pessoas estão comprometidas e dedicadas e isso é um bom sinal para que consigamos os resultados esperados”, pontuou.

Dentre as diversas ações sinalizadas no Plano, 24 relacionadas a gestão dos recursos hídricos e 21 de articulação e planejamento setorial foram priorizadas e minuciosamente detalhadas para a sua execução ou fomento. “O GT Acompanhamento desenvolve documentos, pareceres, dá encaminhamentos e mesmo sugestões e proposições para a articulação com outras instâncias do Comitê do Paranapanema. Essas atribuições são necessárias para o pleno desenvolvimento do Plano Integrado de Recursos Hídricos e dos outros instrumentos de gestão”, explicou Leal.

A reunião teve a participação de representantes do Poder Público dos estados de São Paulo e Paraná, de usuários de recursos hídricos, entidades civis e, por videoconferência, da equipe da Agência Nacional de Águas (ANA) que atua junto ao comitê, em Brasília (DF).

A próxima reunião do GT Acompanhamento deverá acontecer nos dias 4 e 5 de julho, em Presidente Prudente.