Parcerias entre Instituições de Ensino e Comitês otimizam a gestão de recursos hídricos
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Parcerias entre Instituições de Ensino e Comitês otimizam a gestão de recursos hídricos

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) desde a sua formação conta com o apoio da academia para a produção de conhecimentos sobre a Bacia Hidrográfica. O Grupo de Trabalho das Instituições de Ensino Superior do Paranapanema reúne representantes das universidades da Bacia, e fomentam a produção de estudos e pesquisas que aumentem o conhecimento para melhorar e aperfeiçoar a gestão dos recursos hídricos.

Neste sentido, anualmente é realizado o Seminário das Instituições de Ensino Superior do Paranapanema. A sexta edição do evento fez parte do 4º Encontro Integrado e foi realizado na manhã do dia 29 de setembro. Presentes cerca de 50 participantes, discentes, docentes e interessados na área, conheceram um pouco mais sobre as parcerias feitas e as demandas que ainda existem na Bacia Hidrográfica.

Atuação das Universidades junto aos Comitês de Bacia

Graduado em engenharia civil, mestre em engenharia hidráulica e saneamento e doutor em engenharia hidráulica e saneamento, Jefferson Nascimento de Oliveira é o coordenador geral do programa de pós-graduação – mestrado profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua. Ele iniciou o Seminário, mostrando a importância do Programa.

O ProfÁgua congrega 14 universidades públicas, distribuídas nas cinco regiões do brasil, e já formou mais de 280 mestres em todo o território nacional. A parceria junto à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico possibilita a formação de especialistas em recursos hídricos, além de gerar pesquisas nesta área.

Lacunas de conhecimento do Pirh Paranapanema

Alguns estudos e pesquisas, apontados como necessários para a Bacia Hidrográfica no Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema (Pirh Paranapanema), já foram concluídos no 1º ciclo de implementação do Plano. A consultoria contratada para apoiar a revisão do Pirh Paranapanema, Profill, por meio de seu Diretor, Carlos Bortoli, apresentou as lacunas de conhecimento que ainda existem e que poderiam ser realizados pelas Instituições de Ensino Superior.

Conhecimento do regime de irrigação para melhor estimar a demanda deste setor e Identificação e quantificação das cargas efluentes lançadas pelas criações confinadas foram os dois pontos principais destacados e apresentados.

Da teoria à prática – como as universidades podem apoiar a implementação do Pirh Paranapanema

O Coordenador da Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão do CBH Paranapanema e Assessor da Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura da Unesp, Antonio Cezar Leal, apresentou o projeto desenvolvido que mapeou a área na bacia hidrográfica do manancial do alto curso do Rio Santo Anastácio. Este estudo foi fundamental para a implementação do Programa Produtor de Água no município de Presidente Prudente/SP, ação do Pirh Paranapanema.

O pesquisador e presidente do CBH Norte Pioneiro, Carlos Eduardo Aggio, foi convidado para apresentar o trabalho que a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) vem executando na Bacia do Rio das Cinzas, também em atendimento ao Pirh Paranapanema. Contudo, ele não pôde comparecer, mas deixou a sua apresentação em vídeo, que foi encaminhada a todos os participantes.

A ação do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema visa a criação da Unidade Especial de Gestão da Bacia do Rio das Cinzas, no norte do Paraná. Para subsidiar a criação da UEG, a Uenp realiza dois trabalhos: caracterização da comunidade zooplactônica, em riachos de três microbacias na região do Rio das Cinzas, já finalizado, e, em andamento – Rio das Cinzas como unidade de conservação, aspectos da ictiofauna, comunidade zooplâctônica e qualidade da água.