Plano de ações do Pirh Paranapanema é revisado

Após 12 meses de intenso trabalho, a revisão do Plano de Ações e Investimentos do Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh Paranapanema) foi finalizada. O documento final foi aprovado pelo plenário, na 8ª Reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), realizada virtualmente no dia 30 de novembro.

O Pirh Paranapanema foi aprovado em 30 de novembro de 2016, com o horizonte de 20 anos. Contudo, para se manter atualizado e de acordo com as demandas da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, é prevista uma revisão de suas ações a cada cinco anos, assim como a adequação dos orçamentos para a sua execução. Na mesma data, neste ano, o CBH Paranapanema cumpriu com a sua meta e aprovou a revisão.

O processo de revisão do Programa de Ações e Investimentos do Pirh Paranapanema se desenvolveu com a colaboração de todas as partes – Diretoria do CBH Paranapanema, Secretaria e Câmaras Técnicas, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Instituto Água e Terra do Paraná (IAT), Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), e demais representantes do Poder Público, Entidades Civis e Usuários de Água que compõem o Comitê.

A consultoria responsável por apoiar a revisão, Profill, apresentou de forma resumida o documento final, que contém 81 ações previstas para a implementação no 2º ciclo (2022/2026), sendo 31 delas prioridades para o Comitê. Haverá ainda o processo de desenvolvimento do Manual Operativo do Plano para as ações prioritárias – nele haverá o detalhamento de cada ação e as etapas para a sua execução.

O Superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Flávio Hadler Tröger, presente na reunião, agradeceu aos membros do Comitê pela contribuição no processo de construção e revisão do Plano. “Destaco o pioneirismo do CBH Paranapanema, na elaboração do Plano de Bacia, que inovou, junto aos órgãos gestores, buscando um planejamento mais operacional. Foi o 1º Plano a contar com o Manual Operativo”, relembrou.

Programa de Educação Ambiental do Comitê do Rio Paranapanema é finalizado

A Câmara Técnica de Educação Ambiental e Capacitação (CTEA) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) desenvolveu a proposta para estabelecer um Programa de Educação Ambiental para apoiar a gestão dos recursos hídricos na bacia em especial a implementação do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema (Pirh Paranapanema). O documento também foi aprovado na 8ª Reunião Extraordinária do Comitê.

O objetivo do Programa de Educação Ambiental é apoiar as ações técnicas e institucionais necessárias para o melhoramento da gestão de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica, trazidas pelo Pirh Paranapanema, dessa forma, contribuir com a sua execução; por meio de mobilização, sensibilização e capacitação.

Apresentação dos trabalhos da Gestão 2016/2020 marcam última plenária

A 8ª Reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) também foi o último encontro da Gestão 2016/2020. Durante a reunião, os trabalhos realizados foram apresentados.

As Câmaras Técnicas, representadas por seus coordenadores, mostraram o resumo das atividades desenvolvidas em cada instância. A Câmara Técnica de Integração (CTIPA), coordenada por Suraya Modaelli, nesta Gestão, destacou o trabalho frente ao Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema (Pirh Paranapanema), o apoio à realização dos eventos do Comitê e ao Grupo de Trabalho das Instituições de Ensino Superior (GTIES).

A Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL), coordenada por Aristeu Sakamoto, foi responsável pela análise de 42 minutas de Deliberações, além de duas revisões do Regimento Interno do Comitê. A recente criada Câmara de Instrumentos de Gestão (CTIG), coordenada por Antonio Cezar Leal, dedicou seus esforços na implementação, acompanhamento e revisão do Pirh Paranapanema. Por fim, com apenas dois anos de instalação, a Câmara Técnica de Educação Ambiental e Capacitação (CTEA), coordenada por Patrícia Fazano, entregou o Programa de Capacitação e de Educação Ambiental.

Relatório Anual de Atividades de 2021

O plenário, também durante a 8ª Reunião Extraordinária, encerrou suas atividades aprovando o último Relatório de Atividades desta Gestão. Em 2021, três grandes temáticas envolveram todas as atividades do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema): a crise hídrica que acometeu, principalmente, os reservatórios voltados para a geração de energia elétrica, a revisão do Plano de Ações e Investimentos do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema (Pirh Paranapanema) e o Processo Eleitoral do CBH Paranapanema para Gestão 2021/2025.

90% da agenda planejada foi efetivada, 97,7% do Plano de Trabalho foi executado, 96,9% das ações do Plano de Comunicação foram realizadas e 100% das propostas do Programa de Capacitação foram ministradas.

Para finalizar a reunião, a Diretoria agradeceu a todos pelo trabalho realizado. “Eu só tenho que agradecer. Agradeço a todos os membros do CBH Paranapanema e dos CBHs Afluentes. Nós sabemos da entrega de todos vocês, contribuindo para os resultados que tivemos”, destacou o Presidente do CBH Paranapanema Gestão 2016/2020, Everton Souza.