Plano de Recursos Hídricos do Paranapanema será revisado

A metodologia de revisão será feita de forma inédita na gestão de recursos hídricos

O Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (PIRH Paranapanema), aprovado em 2016, está plena implementação. No ano que vem, o PIRH completará 5 anos, e, conforme previsão, é o momento de fazer uma avaliação das ações priorizadas para implementação no 1º ciclo do Plano, assim como adequar o documento, de acordo com as novas demandas e realidade da Bacia Hidrográfica.

Assim como a construção e a implementação do PIRH Paranapanema, a proposta de metodologia de revisão do Plano é ser participativa. A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) apresentou o modelo de revisão, ainda não utilizado em nenhum outro processo de revisão de Plano de Bacia, na reunião conjunta da Câmara Técnica de Integração do Paranapanema (CTIPA), da Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTIG) e da Diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), realizada virtualmente no dia 23 de setembro.

O PIRH Paranapanema possui 123 ações, destas, 45 foram priorizadas e fazem parte do 1º ciclo de implementação. A revisão, que terá duração de um ano, com previsão de conclusão em novembro de 2021, terá sete etapas: Definição de estratégias, na qual será elaborado o Plano de Trabalho; Avaliação do 1º ciclo, que resultará em uma nota técnica de avaliação; Coletânea de novos aportes nas bases de dados para gestão, com o objetivo de analisar os estudos concluídos e os resultados para a Bacia, assim como seus possíveis desdobramentos; Balanço hídrico, quando os dados do Plano, a partir das novas informações, serão atualizados; 2º ciclo do PIRH Paranapanema, etapa de adequação das ações, e priorização para a nova etapa do Plano; Manual Operativo, em que se tem as ações priorizadas detalhadas para a sua execução; e Revisão do PIRH Paranapanema, que se trata da aprovação do documento final.

A ideia não é construir um novo documento, e sim fechar o 1º ciclo, fazendo as atualizações necessárias para que o plano se mantenha atualizado, de forma que atenda às novas demandas da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. O cronograma proposto será analisado pelos envolvidos na revisão do Plano, para que se dê início aos trabalhos estabelecidos.

 

Fechar Menu