Programa de Educação Ambiental do Comitê do Rio Paranapanema é finalizado

A Câmara Técnica de Educação Ambiental e Capacitação (CTEA) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) aprovou, na manhã de hoje (19), a proposta final para estabelecer um Programa de Educação Ambiental para apoiar a gestão dos recursos hídricos na bacia em especial a implementação do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema (Pirh Paranapanema).

Durante a reunião, que também marcou o último encontro deste mandato da Câmara, os membros fizeram a análise final do documento, que conta com um profundo diagnóstico, que traz as características físicas, sociais e culturais da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. Também disposto no Programa, a CTEA realizou um levantamento com os agentes da região para identificar as ações que já são realizadas no Paranapanema. O resultado deste trabalho está exposto no documento e, por meio dele, foi possível identificar as demandas de Educação Ambiental.

O objetivo do Programa de Educação Ambiental é apoiar as ações técnicas e institucionais necessárias para o melhoramento da gestão de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica, trazidas pelo Pirh Paranapanema, dessa forma, contribuir com a sua execução; por meio de mobilização, sensibilização e capacitação.

Vale destacar, ainda, que o Programa de Educação Ambiental proposto está em plena consonância com o Plano de Comunicação e o Plano de Capacitação do CBH Paranapanema. Neste sentido, quatro temáticas foram propostas para as ações, que deverão ser realizadas em datas importantes para a gestão de recursos hídricos, são elas:

  • Segurança Hídrica (por meio de campanha de comunicação): dia da Água (22/03);
  • Revitalização de Bacia (por meio de visitas técnicas): dia do Meio Ambiente (05/06);
  • Fortalecimento do senso de pertencimento (por meio de evento lúdico): dia do Rio Paranapanema (27/08);
  • Instrumentos de Gestão (por meio de capacitação): dia do Rio (24/11).

A Câmara propôs ainda uma ação para a educação formal: desenvolvimento de jogos lúdicos para que, de forma divertida, levar às escolas conhecimento sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e gestão de seus recursos hídricos. O documento deverá ser aprovado pelo plenário para iniciar a implementação.