Programa Produtor de Água tem Grupo Gestor definido

Grupo já se reuniu e definiu próximas etapas para a execução do projeto

            O Grupo Gestor que direcionará o Programa Produtor de Água, em Presidente Prudente/SP, teve sua primeira reunião na manhã de hoje (12). O Grupo é responsável por prestar apoio ao planejamento, gerenciamento eacompanhamento do Programa no manancial do alto curso do rio SantoAnastácio.

Compete ao Grupo, ainda, estabelecer mecanismos de avaliação do impacto do projetonas áreas contempladas, autorizado, também, a apontar a necessidade de convênios com outrosentes governamentais e da sociedade civil com a finalidade de buscar auxílio técnico e financeiro em apoio do Programa Produtor de Água.

Em sua reunião inaugural, os membros entenderam como a iniciativa começou, por meio da fomentação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), o que é o Programa, o Projeto Base desenvolvido e as próximas etapas a serem trabalhadas.

Fazem parte do Grupo Gestor: Prefeitura Municipal de Presidente Prudente; Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEEUnidade de Serviços de Presidente Prudente); Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp); Comitê de Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CBH PP); Sindicato Rural de Presidente Prudente; Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Universidade do Oeste Paulista (Unoeste); e Universidade Estadual Paulista (Unesp Presidente Prudente).

O Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), consiste em estimular os produtores rurais a investir em ações que beneficiam os recursos hídricos, utilizando o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Os produtores rurais que aderirem ao programa, terão o ganho econômico da sua produção, e vão garantir a melhora na quantidade e qualidade da água da região. Pela 1ª vez o programa é implementado com a coordenação e articulação de um Comitê de Bacia Hidrográfica, o CBH Paranapanema, que em seu Plano de Recursos Hídricos aprovou ações com o objetivo de iniciar o programa na Bacia Hidrográfica.

A próxima reunião do Grupo Gestor está marcada para o dia 20/08, às 9h.