Projetos vão apoiar a gestão das águas do Paranapanema

Dois estudos foram finalizados e apresentados à Diretoria do CBH Paranapanema

O Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (PIRH) está em plena implementação. Prova disso foi a apresentação de dois projetos realizados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), durante a 4ª Reunião de Diretoria do Comitê.

O estudo A indústria na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema – Uso da Água e Boas Práticas teve a finalidade de caracterizar o perfil de uso da água e estimar a carga efluente potencialmente poluidora da indústria, considerando as reduções geradas pelas ações sustentáveis de racionalização do uso da água e tratamento ou reuso de efluentes. O resultado do estudo gerou um arcabouço consistente de informações a respeito das demandas e cargas potencialmente poluidoras lançadas nos corpos d’água, contribuindo para o aperfeiçoamento dos sistemas de gestão de recursos hídricos.

Para o Projeto Rede Integrada de Águas Subterrâneas foi desenvolvido um amplo estudo sobre os aquíferos presentes na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e sua utilização. A partir daí foi possível criar um planejamento para a implementação da rede de monitoramento de aquíferos da Bacia. O Projeto apresenta a proposta de áreas prioritárias para locação de Postos de Monitoramentos (PMs) – 18 no Estado de São Paulo e 20 no Estado do Paraná, assim como mostra os já existentes;  ele ainda define as estratégias de implementação da rede, com a instalação dos equipamentos e manutenção com a estimativa de custo prevendo o início para o ano de 2021.

Os resultados dos dois projetos serão amplamente divulgados após a entrega oficial dos relatórios finais.

Sobre o PIRH Paranapanema:

 O Plano de Recursos Hídricos trata-se de um profundo diagnóstico de uma Bacia Hidrográfica específica. A partir daí, ainda no Plano, são definidas ações para garantir a qualidade e quantidade de água naquela região. O PIRH Paranapanema foi aprovado em 2016 e contém 12 programas, que estão estruturados em 37 subprogramas e 123 ações – dessas, 45 foram priorizadas. Assim como na construção do Plano, a implementação também é feita de forma participativa.

 Fique por dentro de todas as atividades do Comitê por meio dos nossos canais de comunicação.

paranapanema.org

facebook.com/cbhparanapanema

instagram.com/cbhparanapanema

yuotube.com/cbhparanapanema

issuu.com/cbhparananemacomunicacao