Região da Bacia do Paranapanema tem previsão de poucas chuvas

Os reservatórios permanecem com baixo nível

De acordo com a apresentação Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), na reunião da Sala de Situação, realizada na última sexta-feira (33),por videoconferência, o acumulado de chuvas na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema nos últimos 10 dias permaneceu abaixo da média prevista para o período. Para os próximos 15 dias a previsão é de chuvas poucas. Os baixos índices de chuva preocupam.

Os índices percentuais dos reservatórios localizados na bacia, referentes ao volume de água, foram apresentados na reunião pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), sendo eles individualmente: Jurumirim 22%; Chavantes 36%; Capivara 13% e Mauá 20%, o que representa um total de armazenamento dos reservatórios em 21% de sua capacidade.

A previsão, para um cenário único, é, até o dia 20 de novembro deste ano, atingir os seguintes resultados em relação ao nível dos reservatórios: Jurumirim: 20%; Chavantes: 34% e Capivara: 5%.

Apresentadas as simulações que serão observadas até o fim de novembro deste ano, considerando as restrições operativas hidráulicas das usinas, a proposta do ONS é adotar as seguintes diretrizes de defluência:

  • UHE Jurumirim: 200 m³/s, até o dia 31 de dezembro;
  • UHE Chavantes: 350m³/saté o dia 31 de dezembro;
  • UHE Capivara:1.330 m3/s (seg. a sáb.) e 850 m3/s (dom. e feriados) até o dia 31 de dezembro.
  • UHE Mauá: Deve atender aos 79m³/s (defluência mínima).

A próxima reunião da Sala de Situação está agendada para o dia 20 de novembro, às 15h, por videoconferência.

Sala de Situação

Para compartilhar informações e tomadas de decisões, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), CTG Brasil, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Votorantim Energia, Departamento de Água e Energia Elétrica e a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente SIMA, pelo Estado de São Paulo, Instituto Água e Terra, pelo Estado do Paraná, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná.

Também é possível acompanhar a situação dos reservatórios na Bacia Hidrografica, por meio do CBH Paranapanema:

  • org
  • com/cbhparanapanema
  • com/cbhparanapanema
  • com/cbhparanapanema
  • com/cbhparananemacomunicacao