Região do Rio Paranapanema permanece com poucas chuvas

Reservatórios da Bacia apresentam pequena recuperação

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os reservatórios da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema apresentam os seguintes percentuais referentes ao volume de água: Jurumirim 47%; Chavantes 26% – apresentando, cada um, níveis um porcento mais alto, em comparação ao dia 28 de fevereiro; Capivara 40% – três porcento menor; e Mauá 13% – dois porcento menor.

A Bacia apresenta o armazenamento total dos reservatórios em 37% de sua capacidade. Os dados foram apresentados durante a 8ª Reunião da Sala de Situação de 2020, realizada na tarde de hoje, por videoconferência.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) também apresentou o acumulado de chuvas nos últimos quinze dias e comparou com a média para o período, constatando que o volume de chuva está abaixo da média histórica registrada e permanecerá sem chuvas na próxima semana.

Contudo, no fim do mês deverá aumentar o volume de chuvas, ficando acima da média prevista. No acumulado, o mês de março deve registrar a média de pluviosidade para o período, segundo as estatísticas.

As diretrizes de operação dos reservatórios foram mantidas e permanecem da seguinte forma, até 28 de março de 2020:

  • UHE Jurumirim: Defluências de 100 m³/s
  • UHE Chavantes: Defluências de 105 m³/s
  • UHE Mauá: Defluências livres
  • UHE Capivara: Defluências de 780m³/s em dias úteis e 450m³/s aos fins de semana*

*Sujeita a alterações de acordo com o Sistema Interligado Nacional

A previsão para os cenários otimista, médio e pessimista, respectivamente é atingir os seguintes resultados em relação ao nível dos reservatórios ao fim de abril deste ano: Jurumirim: 60%, 44% e 40%; Chavantes: 59%, 42% e 39%; e Capivara: 43%, 25% e 21%.

A próxima reunião da Sala de Situação será no dia 28 de março, às 15h, por videoconferência.

Sala de Situação

Para compartilhar informações e tomadas de decisões, a Agência Nacional de Águas instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), CTG Brasil, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Votorantim Energia, Departamento de Água e Energia Elétrica pelo Estado de São Paulo, Instituto Aguasparaná, pelo Estado do Paraná, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná.

Também é possível acompanhar por meio do CBH Paranapanema:

  • org
  • com/cbhparanapanema
  • com/cbhparanapanema
  • com/cbhparanapanema
  • com/cbhparananemacomunicacao