Reservatórios do Paranapanema voltam a abaixar

Volume de água reduziu nos quatro reservatórios monitorados pela Sala de Situação

Os índices percentuais dos reservatórios presentes na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema voltaram a cair. Os dados foram repassados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) na Sala de Situação do Paranapanema, realizada no dia 27 de novembro. O volume de água de cada um deles são: Jurumirim 18%, Chavantes 33%, Capivara 7% e Mauá 17%, o que representa um total de armazenamento dos reservatórios em 19% de sua capacidade.

As chuvas também não estão favorecendo o enchimento dos reservatórios. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado de chuvas na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema se mantém abaixo da média e a situação deve permanecer.

Apresentadas as simulações, iniciando na data da reunião (27), até o dia 04 de dezembro de 2020, considerando as restrições operativas hidráulicas das usinas e a proposta do ONS para as vazões de defluência, a previsão é atingir os seguintes resultados em relação ao nível dos reservatórios: Jurumirim: 15%; Chavantes: 29%; Capivara: 4%; e Mauá: 14%.

A próxima reunião da Sala de Situação está agendada para o dia 11 de dezembro, às 15h, por videoconferência, pelo link: https://bit.ly/23_SaladeCrise_Paranapanema.

Sala de Situação

Para compartilhar informações e tomadas de decisões, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), CTG Brasil, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Votorantim Energia, Departamento de Água e Energia Elétrica e a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente SIMA, pelo Estado de São Paulo, Instituto Água e Terra, pelo Estado do Paraná, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná.