Reservatórios do Paranapanema voltam a diminuir os níveis de água

Em relação à média de chuvas para o mês de agosto, este ano, no período, choveu apenas 11% na região da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. A informação é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), repassada elo pesquisador e substituto da coordenação-geral de Operações e Modelagens, o meteorologista Giovanni Dolif, durante a 8ª Sala de Crise do Paranapanema, realizada hoje (27).

Ainda de acordo com o Cemaden, a frente fria que chegou nesta semana à região trará chuvas, contudo não significativas para mudar o cenário geral. Para setembro, a previsão é de que as chuvas continuem escassas. O armazenamento de água nos reservatórios está abaixando desde junho deste ano e a previsão e que permaneçam com baixos volumes, isso porque a previsão é que em setembro aumente a demanda por carga energética, devido ao calor, e a pluviosidade permaneça baixa.

O especialista do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Guilherme Ferreira Guilhon, apresentou os números referentes ao nível de água nos reservatórios localizados no Paranapanema, voltados para a geração de energia elétrica: Jurumirim passou de 28% para 24%, Chavantes passou de 27% para 26%, Capivara passou de 61% para 56% e Mauá passou de 42% para 20%. O volume útil dos reservatórios está, no total, com 34% do nível dos reservatórios, 4% a menos que em maio.

Seguindo as premissas das simulações feitas, utilizando as diretrizes de vazões de defluências propostas pelo ONS, no fim de setembro, os reservatórios deverão apresentar os seguintes níveis: Jurumirim em 22%; Chavantes em 27%; Capivara em 25%; e Mauá em 20%.

A próxima reunião da Sala de Crise está agendada para o dia 1º de outubro, às 15h, por videoconferência.

Sala de Crise

Para compartilhar informações e tomadas de decisões, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, posteriormente intitulada Sala de Crise, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), CTG Brasil, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Departamento de Água e Energia Elétrica e a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente SIMA, pelo Estado de São Paulo, Instituto Água e Terra, pelo Estado do Paraná, operadoras e geradoras de energia elétrica, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná.

Também é possível acompanhar a situação dos reservatórios na Bacia Hidrográfica, por meio do CBH Paranapanema:

paranapanema.org

facebook.com/cbhparanapanema

instagran.com/cbhparanapanema

yuotube.com/cbhparanapanema

issuu.com/cbhparananemacomunicacao