Reservatórios no Paranapanema têm níveis médios de 40%

Com o aumento da vazão de defluência, volume de água diminui

Na manhã de hoje (13), os integrantes da Sala de Situação do Paranapanema voltaram a se reunir para acompanhar o comportamento dos reservatórios localizados na Bacia Hidrográfica com o regime de operação adotado desde a última reunião, em 23 de agosto, em que se aumentou a vazão de defluência, com o objetivo de aumentar a disponibilidade hídrica para atender Hidrovia Tietê-Paraná e a usina de Itaipu.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no total, o volume de todos os reservatórios atingiu 40% da capacidade de armazenamento. Os reservatórios apresentam os seguintes níveis individuais: Jurumirim 43,75%; Chavantes 46,72%; Capivara 34,23%; Mauá 36,37%.

A proposta apresentada pela ONS é que o regime de operação dos reservatórios fique da seguinte forma:

  • UHE Jurumirim: 145m³/s até 16/09 passando a 180m³/s até o final do horizonte.
  • UHE Chavantes: 280m³/s até 16/09 passando a 350m³/s até o final do horizonte.
  • UHE Capivara: 1.300m³/s (dias de semana) e 700m³/s (finais de semana) até 27/09 quando chega a 20% e operação a fio d´água até o final do horizonte.
  • UHE Mauá: política de manutenção de nível.

Tendo em vista o cenário apresentado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) em relação ao clima, em que agosto ficou muito abaixo do esperado em relação às chuvas, e setembro deve permanecer com precipitações não significativas, prevê-se ao final do horizonte um armazenamento de 30% para Jurumirim, 30% para Chavantes, 21% para Capivara e 20% para Mauá.

A Agência Nacional de Águas instituiu a Sala de Crise do Paranapanema, onde todos os envolvidos na gestão tomam conhecimento dos dados dos reservatórios e se posicionam acerca das medidas tomadas. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná, participam das reuniões e se mobilizam para fomentar ações que mitiguem os desafios gerados com a baixa dos reservatórios.

A Agência Nacional de Águas publica boletins diários sobre a Bacia, que podem ser acessados pelo link http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/sala-de-situacao/paranapanema/paranapanema-boletim-diario, os vídeos das reuniões também estão disponíveis na integra.