Sala de Crise do Paranapanema é tema de reunião da Diretoria

A instalação da sala de crise do Paranapanema e as ações do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema são analisadas em reuniões.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema vive uma situação de crise inesperada. Com os reservatórios com seus níveis em situação crítica, foi instalada recentemente, pela Agência Nacional de Águas, a Sala de Crise do Paranapanema. Estratégias para o enfrentamento desta crise e para responder as demandas da sociedade, em especial dos Prefeitos do Paranapanema, estão em discussão pelas Câmaras Técnicas e pela Diretoria do Comitê. Na próxima reunião do CBH Paranapanema, dias 23 e 24 de maio, este será um dos assuntos apresentados. A Sala de Crise volta a se reunir nesta sexta-feira (26), por videconferência.

O Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema também foi tema da reunião da Diretoria conjunta aos Coordenadores das Câmaras Técnicas, realizada no dia 23 de abril, no Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), sede da secretaria do Comitê, em Marília – SP. Na ocasião, as ações de implementação do PIRH foram apresentadas de forma detalhada, sinalizando o estágio de cada uma, que vem sendo monitorado pelo SIGA PLANO Sistema de Acompanhamento do PIRH Paranapanema.

Assim como na construção do Plano, o CBH Paranapanema vem conduzindo a sua implementação de forma participativa, envolvendo as Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho do Comitê. Dentre as diversas ações, 24 relacionadas à gestão dos recursos hídricos e 21 de articulação e planejamento setorial, foram priorizadas e minuciosamente detalhadas para a sua execução ou fomento. Neste contexto, o Comitê, a partir da visão geral da implementação das ações está definindo estratégias para as próximas etapas e a análise dos produtos das ações já consideradas como concluídas.

As Câmaras técnicas se reúnem novamente, com a Diretoria do Comitê, no próximo dia 23 e 24 de maio, em Londrina/PR, quando será realizada a primeira reunião plenária do Comitê de 2019.